Primavera Manufacturing

Banner Manufacturing

Controlo integrado e em tempo real dos processos de fabrico

A solução Primavera Manufacturing é um sistema de gestão da produção que permite estruturar estratégias, planear a produção, antecipar a procura e maximizar a capacidade de produção instalada na indústria produtiva.

Face às suas características abrangentes e ampla capacidade de adaptação a diversos cenários, responde às necessidades transversais da Indústria e seus subsectores, desde o Agro-alimentar, passando pelo Têxtil, Vestuário e Calçado; Indústria Química, Plásticos e Borracha; Indústria Farmacêutica; Indústria Automóvel/Naval, Metalúrgicas e Produtos Metálicos; Construção de Máquinas e Equipamentos; Equipamento Eléctrico e Electrónico; Vidro e Cerâmica; entre muitos outros.

Os inúmeros mecanismos e ferramentas de produtividade incorporados na solução promovem uma gestão integrada do processo de fabrico, desde a aquisição de matérias-primas, passando pela subcontratação até à expedição do produto final. Promovendo o controlo dos processos produtivos, dá resposta aos diversos tipos de produção, seja produção vertical, discreta (por encomenda) ou contínua (em linha, intermitente, para stock, em lote ou ao projecto).

Recorrendo a tecnologia avançada de integração, o Primavera Manufacturing assegura um elevado nível de controlo dos processos internos graças à fluidez dos dados entre as áreas operacionais, administrativa, logística e financeira. Esta solução apresenta-se como uma ferramenta de elevado valor acrescentado para gestão, uma vez que contempla informação financeira sólida essencial ao processo de tomada de decisão.

Esquema Manufacturing

Principais Funcionalidades

As diversas fases e operações do processo produtivo são suportadas pela solução através de um conjunto de módulos integrados que auxiliam o planeamento, fabrico e o controlo de qualidade.

O cálculo automatizado de necessidades de produção e/ou compra, a possibilidade de ajustar todos os preparativos e pormenores referentes a cada Ordem de Fabrico; a capacidade de sequenciar e alinhar Ordens de Fabrico e de agrupar as Gamas em alternativas de produção; o tratamento de derivados e de desperdícios; a definição dos tempos de preparação, espera e movimentação no planeamento da produção, etc. são funcionalidades que incutem elevada dinâmica aos processos produtivos e impulsionam a produtividade.

A possibilidade do operador visualizar a imagem real do produto associado a determinada ordem de fabrico é uma característica de elevado valor acrescentado para as empresas que trabalham com um elevado número de Artigos idênticos, evitando erros que podem acarretar prejuízos para a organização. A solução permite também valorizar a produção de um Artigo numa Ordem de Fabrico a Custo Real Calculado, de forma a reflectir com maior exactidão no Preço de Venda ao Público (PVP) os reais custos de produção do mesmo.

A rastreabilidade das Ordens de Fabrico permite identificar de forma singular uma matéria-prima, um subproduto, um produto intermédio ou acabado, entre outros, ao longo das diversas fases do processo produtivo. Através deste mecanismo navega-se transversalmente através do histórico de componentes e operações utilizado na produção de um determinado produto, desde as matérias-primas até ao produto final, sendo muito fácil identificar a sua localização/estado actual.

Profunda integração com o ERP

A solução Primavera Manufacturing foi concebida numa lógica de integração por forma a assegurar a fluidez dos dados entre as áreas de Logística, Contabilidade e Recursos Humanos, promovendo uma optimização de recursos, a eliminação de tarefas duplicadas e uma elevada transparência dos processos. Graças à interligação entre as diversas áreas é possível disponibilizar um conjunto muito abrangente de análises de elevado valor acrescentado para a gestão financeira e estratégica das empresas.

Um elevado nível de controlo de stocks, a automatização do cálculo de necessidades e a gestão eficaz de armazéns resultam da integração de toda a informação relevante na área de Logística. A partir da integração na Contabilidade é assegurado um acompanhamento financeiro global das organizações.

Esta solução permite ainda a afectação de pessoal a determinados Centros de Trabalho, através da avaliação da disponibilidade no módulo de Recursos Humanos. Também com base nessa ligação o sistema efectua o cálculo de custos previstos para determinada Ordem de Fabrico, recolhendo aí informação sobre o valor/hora associado a cada tipo de pessoal.

Mais-valias da Solução

Gestão centralizada da produção

A solução Primavera Manufacturing permite planear, programar, executar e monitorizar todo o processo de fabrico, desde a aquisição das matérias-primas, à subcontratação, passando pelo controlo de custos e expedição.

Optimização da capacidade de produção instalada

O Planeamento Fino da produção permite uma visão detalhada da disponibilidade de recursos e prazos de entrega, possibilitando a simulação de diferentes cenários e a validação do mais ajustado para a concretização da estratégia em curso.

Elevado controlo dos processos

Através de inúmeros mecanismos de análise é possível saber, em tempo real, toda a informação relativa a cada processo de fabrico, como a produtividade efectiva de cada trabalhador, a distribuição das encomendas pelos Centros de Trabalho, os dias de atraso na satisfação das encomendas, as encomendas em carteira, entre um leque abrangente de informação que assegura um elevado nível de controlo do negócio.

Adaptável a cada processo produtivo

Os mecanismos de extensibilidade presentes na solução permitem incorporar a lógica de negócio específica de cada organização, permitindo responder a diversos tipos de produção, seja produção vertical, produção discreta (por encomenda) ou produção contínua (em linha, intermitente, para stock, em lote ou ao projecto), apresentando a versatilidade necessária para as empresas do sector industrial.

Rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva

Através do mecanismo de rastreabilidade navega-se transversalmente pelo histórico de componentes e operações, sendo muito fácil identificar a localização/estado actual de uma Ordem de Fabrico.

Controlo da qualidade

A solução disponibiliza também ferramentas de suporte ao controlo de qualidade, permitindo definir parâmetros de controlo para múltiplos factores com tratamento automático subsequente à detecção de inconformidades.

Rápida resposta às solicitações dos clientes

A disponibilização em tempo real de mapas com o estado das encomendas proporciona um elevado nível de controlo, assim como uma rápida resposta a solicitações de clientes.

Profunda integração com todo o ERP

Recorrendo a tecnologia avançada e totalmente integrada, esta solução promove uma profunda integração entre os processos fabris e as áreas Administrativa, Logística e Financeira.